Buscar
  • TERRAÇO

Você sabe qual a diferença entre contabilidade e administradora de condomínios?



Apesar de serem atividades distintas, muitos síndicos ainda possuem dúvidas sobre as atividades da administradora de condomínios e da contabilidade. O fato é que muitas vezes o síndico pode contratar uma contabilidade esperando o serviço especializado para seu condomínio e pode se sentir insatisfeito. Para evitar esse descontentamento vamos explicar as diferenças para você saber o que esperar de cada tipo de serviço.

Atualmente os condomínios tem demandas cada vez mais específicas, esse fato inviabiliza em algumas ocasiões o atendimento pela contabilidade, isso porque o foco e o modelo de negócio é outro. A administradora é especializada em condomínios e tem esse mercado como seu negócio, por isso conhece os detalhes técnicos do setor e torna-se a mais indicada para os condomínios.

A questão e que a visão da contabilidade nos condomínios é voltada para o balancete e para o financeiro, já para as administradoras a visão é de gestão e apoio ao condomínio e suas demandas. Nesse sentido, as contabilidades oferecem o balancete, já a administradora faz a prestação de contas.

O Balancete contábil costuma exigir entendimento técnico, já o a prestação de contas é mais simples, intuitiva e de fácil entendimento, principalmente por que é montada com visão financeira, focando nas entradas, saídas, inadimplência, e saldo das contas. Vale ressaltar que os conselheiros podem ser profissionais de diversas áreas e podem ter naturalmente dificuldade em analisar um documento muito técnico, afinal cabe a eles a aprovação da prestação de contas.

A contabilidade geralmente faz o balancete, emite os boletos, faz os processos do departamento pessoal e basicamente fica nessa linha. O serviço da administradora, por sua vez, engloba uma série de processos integrados com o objetivo de atender as demandas da realidade condominial.

A prestação de contas é apenas uma das atividades da administradora, sendo um dos serviços que fazem parte da gama de soluções oferecidas. O Fato é que além da prestação de contas, um condomínio exige outras soluções que necessitam de conhecimento específico.

Resumindo, a diferença primordial entre os dois tipos de serviços é o tipo e o volume dos serviços entregues, a capacidade de resolver os problemas do condomínio e a orientação ao síndico de questões técnicas.

Para facilitar o entendimento vamos descrever a seguir algumas diferenças básicas entre os dois tipos de serviços:

O quadro acima apresenta apenas um resumo dos serviços prestados pela administradora, uma vez que existe uma gama maior de soluções para as demandas do condomínio como por exemplo, síndico profissional, legalização e instituição do condomínio, assessoria na contratação do seguro, oferta de prestadores de serviços credenciados, entre outros.

O síndico atualizado sabe que para uma gestão de qualidade precisa ter como parceira uma administradora de confiança para ajudar nos momentos decisivos, aconselhando e instruindo com a visão do mercado e a das regras vigentes.

Deseja conhecer mais sobre nosso trabalho? Solicite-nos uma proposta personalizada para seu condomínio, assim podemos entender as demandas do seu condomínio e oferecer uma proposta e soluções adequadas.

Terraço Gestão de Condomínios

53 visualizações0 comentário