Buscar
  • TERRAÇO

Como tornar o condomínio mais sustentável?


Além de ser uma forma de contribuir para a preservação dos nossos recursos naturais, ações sustentáveis no ambiente condominial melhoram a qualidade de vida dos moradores, valorizando patrimônio e permitindo que o empreendimento reduza os seus gastos.


Veja agora algumas ideias que você pode usar em seu condomínio:


Lixo zero: Condomínios residenciais envolvem uma grande quantidade de moradores. Calcula-se que uma pessoa produz em média cerca de 1kg de lixo por dia. Dessa forma, fica fácil entender que condomínios tentem a produzir uma grande quantidade de lixo no dia-a-dia.

Lixo zero nos condomínios significa adotar algumas práticas sustentáveis que causem o máximo de aproveitamento de lixo. A melhor forma de fazer isso é através da separação correta de detritos, evitando misturar resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos. O condomínio pode disponibilizar lixeiras de cores diferentes para que a medida seja seguida corretamente.


Economia de água e energia: Segundo a Gree Building Council Brasil, entidade brasileira que é responsável pela certificação mundial de construções sustentáveis Liderança em Energia e Desing Ambiental (LEED), os prédios com políticas de sustentabilidade apresentam uma redução de em média 40% de consumo de água e 20% nos custos de energia elétrica. E esse tipo de ação é praticamente sem custos para o condomínio, é possível fazer isso enviando lembretes aos moradores via aplicativo ou colando cartazes. o condomínio só tem a ganhar.


Atenção as infiltrações: Além de causar gastos, barulho e sujeira, um vazamento que passa despercebido gera uma despesa a mais para o condomínio, principalmente quando a infiltração é em uma área comum. Fazendo revisões constantes e treinando os funcionários do condomínio para detectar sinais de infiltrações pode evitar gastos futuros!


Seja morador, síndico ou funcionário, se todos nós fizermos nossa parte todo mundo sai ganhando!

0 visualização0 comentário