Buscar
  • TERRAÇO

COMO DENUNCIAR CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM CONDOMÍNIOS.


📍De acordo com levantamento do Datafolha encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma em cada quatro mulheres sofreu algum tipo de violência durante o confinamento por conta da pandemia de covid-19 no Brasil.


Mais tempo dentro de casa, a violência dentro do lar ficou mais frequente. Para combater esse tipo de agressão, entrou em vigor em alguns estados brasileiros uma lei que obriga síndicos e representantes de condomínios residenciais ou comerciais a denunciarem.


🎯Quem pode denunciar?


- Qualquer pessoa. As leis estaduais que buscam combater a violência doméstica citam especificamente síndicos e representantes legais dos condomínios.


"Qualquer pessoa tem o dever legal, cívico, de efetuar uma denuncia no interior de uma unidade a fim de proteger quem esteja em um estado de vulnerabilidade".


🟢Como fazer a denúncia?


- O melhor meio de comunicação de um caso de agressão é pela linha de atendimento especializada, como o Disque 180 do estado de São Paulo.


Além dos profissionais terem sido treinados para lidar com casos de violência doméstica, as linhas especializadas costumam processar os relatos mais rapidamente.


🎯Preciso me identificar?


- Não. As denúncias podem ser feitas anonimamente tanto pelas linhas de atendimento especializada como pela linha de emergência da polícia. "Não é preciso também ter provas para fazer a denúncia.


A mera descrição dos fatos é o bastante para que as autoridades responsáveis possam averiguar o caso", afirma a advogada Laísa dos Santos.


🟢Como acolher uma vizinha que tenha sido vítima de violência?


Após a denúncia, a pessoa pode ser encaminhada a um local de acolhimento a vítimas de violência doméstica.

0 visualização0 comentário